Hoje o dia era reservado a dois museus: Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza. Seguimos de metro até a estação Atocha, bem em frente ao Reina Sofia.
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um misto de museu, biblioteca e centro de arte. Boa parte de seu espaço serve a exposições temporárias.
No seu acervo há uma preciosidade, Guernica de Pablo Picasso. Uma tela de 7,8 por 3,5 metros, que por si só, vale a visita.
Mas há muito mais, Joan Miró, Salvador Dalí e mais 14 telas de Picasso.
Há também vários estudos e testes que Picasso fez antes de começar a pintar Guernica. Além de um ensaio fotográfico da evolução da concepção da obra.
O Reina Sofia fica em um belo prédio com um jardim no centro e ao lado, integrado, um prédio moderno de aço, onde estão a biblioteca e o centro de artes.
Quando saímos fomos para o Paseo do Prado, recuperar as energias.
Seguimos para o Thyssen-Bornemisza, que é fruto de uma coleção privada, colecionada ao longo de três gerações. Boa parte foi adquirida pelo governo espanhol em 1993. No museu está em exposição a coleção adquirida e, ainda, peças da coleção privada da família Thyssen-Bornemisza.
A coleção é bem maior do que a do Reina Sofia. Há muita coisa de Van Gogh, Matisse, Degas, Goya, Gaugin, Rembrant, Monet, Picasso, Renoir e por aí vai. Uma coleção fantástica.
Nos chamou atenção as pinturas do holandês Frans Post, retratando diversas paisagens brasileiras no século XVII.
Depois fomos para o CaixaForum, que é um centro cultural da Caixa espanhola, que não é um banco, mas um fundo de pensão. Tinha uma exposição de Salvador Dalí. Mas aí já era demais, não aguentávamos mais ver pinturas :)
Seguimos vagarosamente pela Calle Atocha, a caminho da Plaza Mayor. Entramos em várias lojas, mas os preços em euros são uma tristeza.
Antes de chegarmos a Plaza Mayor, passamos pelo Palácio de Santa Cruz, que é a sede do Ministério de Relações Exteriores da Espanha.
Terminamos com sorvete na Plaza Mayor, mesmo fazendo um frio de 16 °C. Tem uma sorveteria Farggi que é uma delícia :)
Reina Sofia
Jardins do Reina Sofia
Esboço que Picasso fez antes de começar Guernica
A própria.
A sala fica cheia o tempo todo
Terraço do Reina Sofia
Ministério da Agricultura
CaixaForum
Jardins do Thyssen
Palácio Santa Cruz
Vista do La Macarena, nosso hostal em Madrid
5 comentários:
Madrid (y)
Guernica (n)
Muito massa aquela historia do ingresso ontem. :)
Ah... Se Geraldo não entendeu, basta colar o que eu escrevi no skype e ver os icones que aparecem (acho que no msn tb funciona)
(hug)
Belle!! que legal que vc foi la! eh uma das minhas cidades favoritas!! ps: tenho uma foto igual a sua do quadro de picasso! huahuahahau
analu
Postar um comentário