A caminhada da estação até o Château é curta, cerca de 10 minutos.
O bilhete de entrada de Versailles (passaporte) que dá direito a tudo que tem no Castelo foi 16 euros. Esse é o preço da baixa estação.
O passeio é magnífico. O passaporte dá direito, inclusive, ao audio guide que torna o tour pelo palácio muito mais proveitoso.
Quando chegamos, deixamos a mochila no “guarda-volume” com nossos lanchinhos. Só depois percebemos que a proibição para consumo de qualquer tipo de alimento, obviamente, era só dentro do palácio. Depois que saímos para o jardim, poderíamos ter ido buscar a mochila para fazer nosso lanche, mas nos passamos. Fica a dica.
Andamos pelo palácio por quase 3 horas. Depois seguimos para o jardim. O jardim vai até onde a vista alcança. É enorme! Um dia inteiro só para o jardim ainda é pouco. Tivemos muito pouco tempo e só vimos o Grand e o Petit Trianon.
Pegamos um trenzinho que fica circulando pelo jardim para acelerar o percurso (pegamos só a volta, 3,5 por cada trecho ida / volta). Além do trenzinho, tem opção de aluguel de bicicleta e de carrinho de golfe. Eu acho que qualquer transporte desse vale a pena para acelerar o deslocamento dentro do jardim. E o lugar é muito lindo, quanto mais tempo der para passar lá, melhor.
Pegamos de volta o RER para Saint Michel e de lá fomos para Bercy. Meu irmão descobriu que aqui em Paris está acontecendo o torneio de tênis BNP Paribas Master e enlouqueceu para ir. Eu e minha mãe o acompanhamos. Vimos os jogos de Tsonga (FRA) x Montanes (ESP) e Simon (FRA) x Ljubicic (CRO). O franceses ganharam os dois jogos.
Pegamos o metro de volta para a casa e na Rue Daguerre paramos numa bodega marroquina. Minha mãe queria muito provar o tal kouskous marroquino.
Já estou postando do aeroporto de Guarulhos. No próximo post conto como foram as últimas horas em Paris...

Esperando o RER na estação Saint Michel

Estátua de Louis XIV na entrada do Castelo

Mais restauração

Já dentro do castelo

A famosa Galeria dos Espelhos

Mais da Galeria dos Espelhos

Uma das 17 janelas que ficam de frente para os 17 espelhos que refletem a imagem do jardim

Cama real

Galeria das Batalhas. Várias pinturas retratando as 13 principais batalhas vencidas pela França até aquela época
(a primeira batalha retratada data de 496 e a última, a de Wagram, de 1809)

Mais da Galeria das Batalhas

Mais um quarto real

"O" jardim

Grandioso (bem que eu disse que vai além do que a vista alcança)


Sala principal do Grand Trianon

Quarto de Maria Antonieta no Petit Trianon

Jardim do Petit Trianon

A fonte foi ligada quando estávamos saindo, mas deu tempo de tirar uma foto

Palais Omnisport de Paris Bercy, o POPB

Entrada do POPB

Tickets comprados

Mais do POPB


3 comentários:
Gostei das dicas para um eventual retorno! Muito bom!
Coucou, Belle! Que bom que vc chegou bem! Vi no orkut seu blog como vc disse, que fotos lindas! Que bom que aproveitou tudo daqui, Parabens! Vc conheceu mais do que eu nesse mes e meio =) mas chego la! ihihi foi otimo nosso passeio, pense que hj fez calor, 14°, ontem é que tava frio va! bom te desejo tudo de bom, e pros estudos, bon courage, bisous =*
kouskous = Cuzcuz ? auhauauah
Pena que a viagem já acabou...
Postar um comentário