domingo, 31 de outubro de 2010

Paris - dia 2

Hoje perdemos a hora! Nossa sorte foi que hoje começou o horário de inverno, ou seja, 1 hora a menos. Acordamos pensando que passava das 10:00, mas eram 9:15. Deu até para tomar o café da manhã do hotel.

Saímos umas 10:30, paramos na estação Champs Elysées-Clemenceau e começamos o dia no Musée de l'Armée. Ano passado eu não tinha visto tudo. Hoje conseguimos visitar tudo a que tínhamos direito: departamento das duas guerras mundiais, departamento de armas e armaduras antigas, túmulo de Napoleão (na Église du Dôme), museu de plans-reliefs (maquetes feitas há mais de dois séculos) e museu de l'Ordre de la Libération. Tudo isso fica no Hôtel National des Invalides que começou a ser construído em 1670 por iniciativa de Louis XIV para receber os soldados, digamos, inválidos.

É muita coisa! A rica e relevante história francesa é representada de forma detalhada e atraente. Eu acho que já tinha registrado isso quando visitei esse museu ano passado, mas não custa repetir que é tudo muito bem conservado e os períodos históricos a que se refere cada acervo são divididos de forma bastante didática.

Depois caminhamos até a Place de la Concorde. No caminho vimos vários grupos jogando futebol, vimos o ministério de relações exteriores e a assembleia nacional. Depois seguimos pelo Jardin des Tuileries (o jardim do Louvre) até chegarmos na pirâmide. Fiquei impressionada com a multidão que circulava nessa região. Ano passado não vi nada parecido. A fila para entrar no Louvre era enorme. Como brasileira legítima que sou, até perguntei ao guardinha se hoje a entrada era grátis, mas ele respondeu negativamente. Amanhã é feriado aqui, acho que esse fato favoreceu o movimento na cidade hoje.

Depois visitamos a Église de la Madeleine e, em seguida, caminhamos pelos Boulevards que levam à Ópera Garnier. Quando chegamos à Ópera, já tinha passado das 17:00, e as visitas só acontecem até as 16:30. Vamos tentar ir outro dia.

Dando uma olhada no mapa para ver aonde iríamos depois dali, vi que próximo ao lugar onde estávamos havia uma Rue du Helder (para quem não sabe, Helder é meu amado irmão que veio à Paris ano passado comigo). Claro que eu não sossegaria até encontrar essa rua! Procuramos um pouco e finalmente a encontramos.

Após tirarmos algumas fotos da Rue du Helder, fomos tomar um café num lugar tipicamente parisiense: Starbucks. Na verdade a escolha do local foi somente por causa do wi-fi. Fred estava com síndrome de abstinência de internet.

Demos uma olhada no mapa para decidir o que faríamos depois e vimos que a Place Vendôme ficava ali perto. Eu não tinha visitado ano passado. A praça é linda! No meio há um obelisco em cujo topo há uma estátua de Napoleão vestido de César. A praça é toda rodeada de mansões antigas que hoje abrigam lojas muito luxuosas e o Ritz. Mas a loja mas importante que vimos foi a Fred.

Voltamos para o hotel, tomamos um banho e fomos para a casa de minha amiga Paula que mora qui e nos ofereceu um jantar vegano delicioso. Um pena que eu não tirei fotos...

Chegamos ao hotel por volta de 00:15.

Amanhã o passeio será bem longo!

Fachada do hotel
Vista do quarto

Hoje fez um lindo dia


Um grupo de espanhois estava dificultando a visita

Église du Dome

Túmulo de Napoleão
Encenação no pátio do museu
Holocausto



Uma das áreas das armaduras

Maquete feita no século XVIII do Mont Saint-Michel
Ao fundo, o Hôtel National des Invalides

Assembleia Nacional
Les garçons jogando futebol

Belle

Église de la Madeleine
Jardin des Tuileries cheio de gente
Louvre
Place de la Concorde
Sena, Torre Eiffel e Ponte Alexandre III
Meu irmão é o cara

Place Vendôme
Fred!

Ópera Garnier

De Fred pra Wesley
De Fred pra Dan




6 comentários:

Anônimo disse...

Minha rua bingow e com H e sem acento, o verdadeiro HELDER, hehehe. Beijão pra vcs.

Wesley Teixeira disse...

hehehe :OD

Anônimo disse...

Estou acompanhando vcs pelo blog. Bjs!

Anônimo disse...

Esse comentario foi meu...Meirivone.

Roberta disse...

Estou adorando as fotos e vc (belle) tá é muito chic! E o clima como está?
bjoo

Belle disse...

Oi Robi! O clima aqui está mais ameno que ano passado. Entre 8º e 14º. Quando bate o vento é que esfria mais. Mas estou achando bem tranquilo. O melhor de tudo é que não choveu. Tem feito dias lindos.