domingo, 5 de agosto de 2012

Dia 13 - Moscou


Fomos direto para a praça Vermelha. Como é de se esperar em um belo sábado de verão, a praça estava lotada de turistas. A maioria de turistas russos mesmo, além de chineses e espanhóis. 

Havia uma fila enorme do lado do Museu Nacional, entramos nela. Vimos vários russos furando a fila na maior cara de pau. Descobrimos que a fila era para entrar no mausóleo de Lenin, onde seu corpo embalsamado está em exposição. Depois ainda havia outra fila para guardar mochilas e câmeras completamente desorganizada.  Em seguida passamos por detectores de metal, o policiamento é muito forte na praça. Finalmente seguimos para o mausóleo, passando pelo túmulo de vários figurões da revolução Russa, inclusive pelo túmulo de Stalin. Entramos na cripta e descemos escadas até chegar ao velho Lenin, perfeitamente conservado. Estávamos crentes que após tanto esforço, depois sairíamos dentro dos muros do Kremlin. Que nada, saímos na praça de novo.

Seguimos para o Museu Nacional da Russia. Belle havia me dito que eram 5 milhões de peças em exposição no museu, achei que era exagero. TEM MESMO. O museu é fenomenal. Em algumas partes pode-se tirar fotos, em outras não. Nem todas as seções tem descrições em inglês. Ficamos impressionados com a coleção do museu, mas o melhor ainda estava por vir. 

Depois fomos para a Catedral de São Basílio, que foi erguida em 1555. Para nossa surpresa, o espaço interno é bem pequeno, mas ricamente decorado. Havia um coral se apresentando no átrio central.

Fomos contornando os muros do Kremlin para irmos para o lado aposto. Foi uma bela caminhado, o complexo é enorme. 

Outra fila gigantesca para comprar os ingressos do Museu de Armas.  Pense na bagunça e na confusão. Os ingressos são vendidos em lotes, com horários específicos para cada um. A visita de 16:30, só começa a vender 15:45. Perdemos umas 2 horas nessa fila. Mas valeu o esforço.

O Museu de Armas é uma coleção de armas, selas, armaduras, carruagens, tronos, roupas, arte decorativa, coroas e outras tralhas que pertenceram a casa imperial Russa. Pena que não é permitido tirar fotos. Fica bem claro que as casas imperiais da Inglaterra, França e Espanha eram os primos pobres. É impressionante a riqueza da coleção. Tem um trono do século XVI, cravejado de diamantes, doado ao Czar por um sultão persa, que é indescritível.  Coloca a coleção das jóias da coroa inglesa, na Torre de Londres, no chinelo :D

Ao final da visita ao Museu de Armas já eram quase 18:00. Estávamos acabados. Fomos para o Shopping Gum, que fica ao lado do Kremlin, onde jantamos. A seguir fomos para a Rua Arbat, que estava super movimentada. Cheias de bares e de artistas de rua. Fomos até o final, vagarosamente até chegamos ao prédio do Ministério da Relações Exteriores da Russia.



Entrada Praça e Marco Zero de Moscou


Troca da guarda no monumento ao Soldado Desconhecido



Chifres de Mamute


Museu Nacional
















Véu para entrar nas igrejas ortodoxas 


Vista externa do Museu Nacional


Mausóleo de Lenin


Muitos policiais na área







Átrio central da Catedral de São Basílio


Vimos dezenas de recém casados tirando fotos na praça 









Shopping Gum




Teatro Bolshoi



Rua Arbat


Belle: "Pare de tirar foto da bunda da russa"


Já tinha levado a fama mesmo...


Ministério das Relações Exterior, o prédio é gigante


Estações de metrô, que são um show a parte



Um comentário:

Maurício Vivas disse...

Pare de ficar colocando tantas fotos!! bastava ter colocado uma nesse post :)