sábado, 4 de agosto de 2012

Dia 12 - Tóquio - Moscou

Nosso vôo de Tóquio sairia às 12:05 de 03/08. Acordamos um pouco mais tarde e pegamos o Narita Express na estação Tokyo. O Narita Express é mais caro do que o trem normal que pegamos do aeroporto para o centro quando chegamos (quase o dobro), mas é bem mais rápido. Leva mais ou menos 50 minutos e o outro trem leva 1h30min. 

Chegamos no aeroporto com 1 hora de antecedência. Parece pouco, mas em Narita não pegamos nenhuma fila. Nem no checkin, nem na imigração, nem no raio x. Foi tranquilo.

A aeronave da Aeroflot estava com algum problema no ar condicionado porque estava bem quente. Mas o serviço de bordo mais uma vez foi muito bom.

Chegamos em Moscou 17:15, horário local. Pegamos o aeroexpresso para a estação Belorusskaya e lá, com alguma dificuldade, pegamos a linha que leva até a Paveletskaya, estação próxima ao hotel.

Logo que chegamos em Moscou começamos a notar as diferenças em relação a Tóquio. As ruas pelas quais passamos são sujas, as pessoas deixam garrafas no chão, bem como jogam bituca de cigarro por todo canto. E é muito bituca de cigarro porque todo mundo fuma aqui. Os trens do metrô são velhos e muito barulhentos, mas são bem rápidos e, pelo que vimos, passam quase que a cada 2/3 minutos. A passagem de metrô é muito barata. Custa somente 28 rublos, que dá 70 centavos de euro. As estações de metrô são bonitas por dentro, mas são decadentes. 

Vimos pessoas dormindo e pedindo nas ruas,  a maioria aparentemente alcoólatras. A famosa Vodka faz muitas vítimas por aqui. 

Há carrões modernos, mas também vimos alguns carros velhos, inclusive Ladas.

Chegamos ao hotel por volta de 19:00, nos instalamos e saímos para a praça vermelha. O hotel é muito bom e o quarto é grande. Infelizmente no lobby do hotel é permitido fumar e o local fica insuportável.

Havia muita gente na praça vermelha, apesar de ser 22hs (ainda estava claro). Os prédios da região são muito bonitos, dentre eles a Catedral de São Basílio, com seus domos que parecem jóias, o Mercado Gum, Teatro Bolshoi, Kremlin. 

Comemos num buffet por peso perto da praça e voltamos para o hotel.

Hoje voltaremos para a região para visitar as atrações.


Igreja ortodoxa na região do hotel 

 Prédios grandiosos em Paveletskaya


Muita gente na saída da estação 

As escadas rolantes das estações são assustadoramente grandes. Quase não dá pra ver o final. 

 Praça vermelha

As pessoas ficam aí no meio desse negócio, fazem um pedido e jogam uma moeda pra cima. Eu li que fica um monte de mendigo e velhinha esperando para pegar as moedas. 



 Shopping Gum








McDonald's cirílico


2 comentários:

Wesley Teixeira disse...

Massa! Camaradas :o)

Maurício Vivas disse...

O que vc pediu qdo jogou a moeda?