sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dia 5 - Tóquio

Konnichiwa, todo mundo!

Acordamos às 06:00. Estamos começando a acertar nossos relógios biológicos. Tomamos café da manhã e saímos por volta das 8:30. Seguimos para o Kodokan, onde Fred ficou, e eu segui em direção ao Parque Ueno caminhando.

O clima estava um pouco mais ameno, mas ainda assim, bem quente. A caminhada do Kodokan até o Parque Ueno deve ter sido de uns 3km. Quando eu já estava chegando no parque passei por um prédio que me chamou a atenção. Aquele estilo japonês clássico que eu tanto esperava ver. Subi as escadas que levavam ao interior do local e vi que se tratava de um santuário xinto, o Yushima Tenjin, dedicado a Tenjin, deus da educação. Havia uns japoneses em frente ao templo fazendo um ritual meio esquisito. Eles batiam palma, balançavam um sininho,  se curvavam, depois batiam palma de novo. Eu observei o templo por fora, mas não entrei.

Segui minha caminhada em direção ao parque. Logo que entrei avistei um imenso lago, o Shinobazu, todo coberto por flores de lótus. Na realidade o Shinobazu é dividido em três partes, o chamado lago lótus (essa parte que, durante o verão, fica completamente coberta), o lago dos barcos (onde há barquinhos para alugar) e  o lago dos cormorões (tem esse nome por conta dos pássaros que nele habitam).

Fui andando em direção ao templo budista Beten-do, cujo teto octagonal avistei assim que entrei no parque. É dedicado ao deus da fortuna, da água, da música, dentre outras coisas (é um deus bem eclético, pelo jeito). Tirei várias fotos da parte exterior. Infelizmente não se pode tirar foto do interior dos templos, mas Benten tem oito braços, cada um segurando uma arma sagrada.

Eu ainda estou tentando entender a diferença entre templo budista e santuário xinto. Mas resumindo:

Santuário Xinto:

- Para entrar em um em um santuário xinto, tem que passar por um portão torii;
- Os santuários xinto têm no nome o sufixo jingu;
- Um par de cães ou leões guardiães, os shisa ou komainu, geralmente ficam de cada lado na entrada de um santuário xinto;
- Existe um fonte purificadora perto da entrada do santuário xinto, onde se deve lavar as mãos e a boca antes de orar.

Templo Budista:

- Os templos budistas têm o sufixo ji no nome;
- Sempre abrigam uma imagem de Buda;
- Normalmente há um grande incensário na frente do templo. Dizem os budistas que essa fumaça possui propriedades curativas;
- Normalmente existe um pagode (outro pagode que não o brasileiro) nas proximidades do templo.


Continuei caminhando pelo parque e passei pelos santuários Gojo Tenjinsha e Hanazono Inari. Esses ficam na descida de uma encosta. Na descida da escadaria que leva a eles, a gente passa por uns portões torii vermelhos. Quando eu passei nessas santuários, vi um monge  xinto (não sei se usa "monge" no xintoísmo) limpando cuidadosamente a frente de um dos santuários, inclusive escovando os cantinhos.


Segui caminhando e passei por outro santuário, o Tosho-gu.  Acredito que esse seria o mais bonito de todos os templos e santuários do Ueno, mas infelizmente estava coberto, por conta de uma restauração.


Nesses templos e santuários sempre há as emas, aquelas tábuas pequenas de madeira onde as pessoas pedem coisas ou agradecem feitos. No Tosho-gu fiquei observando se encontrava alguma tábua de brasileiro e acabei encontrando.


Continuei minha caminhada. Passei pelo Museu Metropolitano de Arte,  Museu Nacional, Museu Nacional de Ciência, Museu Nacional de Arte Ocidental e pelo Bunka Kaikan (uma casa de concertos). Não entrei em nenhum deles porque Fred quer visitá-los. Deixaremos para os últimos dias da visita a Tóquio.


Depois comecei a procurar o Cemitério Yanaka. Caminhei um bocado e descobri que estava indo pelo lado errado. Eu tenho problema com mapa :( Cheguei numa área em que os nomes das ruas eram todos em ideogramas. Decidi voltar.


Perguntei a um senhor onde ficava o tal do Yanaka e ele falou um monte de coisa em japonês e depois apontou. Mas adiante perguntei de novo e foi o mesmo esquema de linguagem de sinais. Já estava desistindo de procurar o lugar quando decidi perguntar a duas meninas. Elas falavam  muito mal inglês, mas demonstraram bastante atenção e foram comigo até a entrada do cemitério. No caminho uma delas perguntou o que eu ia fazer lá. Quando ela perguntou isso eu percebi que não era uma grande atração turística.


Realmente o cemitério não tem nada de mais. É diferente, mas não é bonito. Vale a visita por causa do templo budista Tenno-ji. Nesse templo há uma estátua enorme de buda e o templo em si é lindo. Aproveitei que não tinha ninguém lá, sentei, decidi o que faria depois e fiquei descansando os pés que já estavam bem doloridos. 


Voltei caminhando para o parque,    que já estava bem mais cheio do que quando eu chegara cedo da manhã. Apareceram mais turistas ocidentais, mas ainda em número pequeno. 

Passei ainda pelo templo Kiyomizu Kanon-do, um dos mais antigos de Tóquio e inspirado no Kiyomizu-dera, famoso templo localizado na cidade de Kyoto.


Resolvi pegar o metrô para Ginza para procurar o Sony Building, que eu tinha ficado com vontade de ver no dia anterior. Andar de metrô aqui é fácil. A língua não é uma barreira.


Desci em Ginza e fui caminhando até o Sony Building. Tinha uma exposição de aquários no prédio. A visita em si é muito legal. Um parque de diversões para os fãs de tecnologia. 


Nessa área onde fica o Sony Building, vi os prédios das grandes marcas: Dior, Hermes, Gucci, Giorgio Armani, etc.


Peguei a linha Marunouchi até Korakuen. Já tinha pego essa mesma linha com o mesmo destino anteriormente e desci em outro lugar. Aqui as estações são enormes e tem vários pontos de saída e chegada. Dessa vez desci no terceiro andar do Tokoy City Dome Attractions, um tipo de shopping anexo ao Tokyo Dome.

Comprei meu almoço no supermercado e fui comer enquanto via Fred no curso. Abaixo nas fotos vocês vão ver o estado em que o encontrei ;)

Depois do curso, voltamos para o hotel, descansamos um pouco e seguimos para a frenética, iluminada, lotada Shibuya. Pegamos o metrô na estação Jimbocho e descemos em Shibuya. Mais uma vez fiquei impressionada com a estação de metrô. São todas novíssimas, modernas, parece até que acabaram de ser construídas. Saímos da estação em direção ao famoso cruzamento de Shibuya. Essa área vai além do que se pode imaginar.  Eu fiquei olhando pra cima, pros telões gigantescos, como uma matuta que vem para a cidade grande pela primeira vez. Além disso a quantidade de gente era uma coisa espantosa (eu sei que já falamos isso várias vezes, mas dessa vez era ainda mais impressionante). Andamos pela região mas o cansaço chegou e decidimos voltar.

Ainda paramos no Bubba Gump para jantar e voltamos para o hotel umas 23:00.

As pessoas aqui são muito educadas. Toda vez que a gente vai comprar alguma coisa é o mesmo tratamento. As pessoas sempre sorridentes, se curvando, entregando as coisas com as duas mãos. É o paraíso da gentileza. E é contagiante!

Bem, já é manhã de sábado aqui em Tóquio e eu tenho muito a explorar da cidade. Até mais!

 Yushima Tenjin

 Yushima Tenjin

 Emas

Lago Shinobazu, na parte chamada lago lótus e, ao fundo, Beten-do


Lótus fechada 

Pobreza japonesa 

 Beten-do

Incensário 



Ruma de japa com suas máquinas  

Aberta 

Portões torii  do  Gojo Tenjinsha e Hanazono Inari


Raposas guardiãs 



Mano Buda 

Ônibus fofo 

Aguinha para limpar as mãos e a boca.  

 Entendeu?

Tosho-gu fechada. Só uma lona com a foto pra enganar os bóbos 

Em frente à Tosho-gu 

Esqueci de virar a foto, vire aí o monitor pra ler. Etiqueta no templo 

Gente, vamos dar um força aí pra "banda mais foda e promissora do metal brasileiro". O cara foi no Japão pedir sucesso...  

Esses negocinhos aí são de origamis bem pequenininhos 


Museu Metropolitano 

Ueno 



Museu Nacional de Ciência 

Entrada do templo Ryodaishi. Encontrei quando estava buscando o Yanaka. 





Não pode tirar foto, mas é tradição descumprir essa regrinha 

 Não pode fumar andando no Japão

Cemitário Yanaka 

 Além de flores, os japas deixam essas tábuas com escritos  para os defuntos

Portão do Tenno-ji 

Mano Buda 

Brasil-il-il-il 

 Notei que no Ueno tem muito velhinho aparentemente sem-teto. Tinha essa ruma de gente, na maioria os velhinhos,  esperando alguma coisa


Museu de arte ocidental 

 Kyiomizu Kanon-do


Fumódromo 

Sony Building 


Doris e Nemos

 Ginza



Ginza é só pra RICO 

Tokyo Dome City  

Fred ali no topo lutando com um japa 

Banquinho dos idosos  


:( 

Para o nosso amigo Vivas 

Estação tinindo 

 Shibuya









 Estação tinindo

Fim de linha

4 comentários:

Maurício Vivas disse...

Eu ri muito com o banquinho dos idosos, mas quando vi a última foto do judo não conseguia parar de gargalhar :)

Nem vou comentar o passeio agora. Preciso parar de rir antes.

Bubba Gump rulZZZ!!

Wesley Teixeira disse...

Nao consegui ver as emas na foto...

Assim como Vivas, estou profundamente abalado pelo estrago causado pelo ceguinho com deficiencia motora.

Talvez, apenas como uma humilde sugestão, fosse interessante deixar Fred amanhã no parque-dos-velhinhos-sentados-que-esperam....

Wesley Teixeira disse...

Sobre o passeio: fantástico !

Fred disse...

Sabia que vocês iam adorar os comentários de Belle :D O primeiro dia foi tranquilo, no segundo lutei com um cara da seleção sub20 da Holanda, ai sim tomei umas quedas, mas feliz da vida porque o curso é fantástico :)