quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nono dia

Para ir ao Château de Versailles pegamos o metro até a estação Saint Michel e de lá pegamos a linha C do RER. Cada passagem de ida e volta do RER custou 5,9 euros. A viagem dura cerca de 40 minutos.

A caminhada da estação até o Château é curta, cerca de 10 minutos.

O bilhete de entrada de Versailles (passaporte) que dá direito a tudo que tem no Castelo foi 16 euros. Esse é o preço da baixa estação.

O passeio é magnífico. O passaporte dá direito, inclusive, ao audio guide que torna o tour pelo palácio muito mais proveitoso.

Quando chegamos, deixamos a mochila no “guarda-volume” com nossos lanchinhos. Só depois percebemos que a proibição para consumo de qualquer tipo de alimento, obviamente, era só dentro do palácio. Depois que saímos para o jardim, poderíamos ter ido buscar a mochila para fazer nosso lanche, mas nos passamos. Fica a dica.

Andamos pelo palácio por quase 3 horas. Depois seguimos para o jardim. O jardim vai até onde a vista alcança. É enorme! Um dia inteiro só para o jardim ainda é pouco. Tivemos muito pouco tempo e só vimos o Grand e o Petit Trianon.

Pegamos um trenzinho que fica circulando pelo jardim para acelerar o percurso (pegamos só a volta, 3,5 por cada trecho ida / volta). Além do trenzinho, tem opção de aluguel de bicicleta e de carrinho de golfe. Eu acho que qualquer transporte desse vale a pena para acelerar o deslocamento dentro do jardim. E o lugar é muito lindo, quanto mais tempo der para passar lá, melhor.

Pegamos de volta o RER para Saint Michel e de lá fomos para Bercy. Meu irmão descobriu que aqui em Paris está acontecendo o torneio de tênis BNP Paribas Master e enlouqueceu para ir. Eu e minha mãe o acompanhamos. Vimos os jogos de Tsonga (FRA) x Montanes (ESP) e Simon (FRA) x Ljubicic (CRO). O franceses ganharam os dois jogos.

Pegamos o metro de volta para a casa e na Rue Daguerre paramos numa bodega marroquina. Minha mãe queria muito provar o tal kouskous marroquino.

Já estou postando do aeroporto de Guarulhos. No próximo post conto como foram as últimas horas em Paris...

Esperando o RER na estação Saint Michel
Estátua de Louis XIV na entrada do Castelo
Mais restauração
Já dentro do castelo
A famosa Galeria dos Espelhos
Mais da Galeria dos Espelhos
Uma das 17 janelas que ficam de frente para os 17 espelhos que refletem a imagem do jardim

Cama real
Galeria das Batalhas. Várias pinturas retratando as 13 principais batalhas vencidas pela França até aquela época
(a primeira batalha retratada data de 496 e a última, a de Wagram, de 1809)

Mais da Galeria das Batalhas

Mais um quarto real
"O" jardim
Grandioso (bem que eu disse que vai além do que a vista alcança)

Sala principal do Grand Trianon
Quarto de Maria Antonieta no Petit Trianon

Jardim do Petit Trianon

A fonte foi ligada quando estávamos saindo, mas deu tempo de tirar uma foto

Palais Omnisport de Paris Bercy, o POPB

Entrada do POPB
Tickets comprados
Mais do POPB

Scooby Doo e turma também estavam lá

Indo embora satisfeito
Pausa para o kouskous marroquino na volta

Vem com essa bacia de sopa pra colocar por cima do kouskous. Eu não comi, eles gostaram muito.