sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Décimo Primeiro Dia - Parte final

Hoje foi o último dia, arrumamos as malas e fizemos o check-out antes de sairmos para o último passeio. Deixamos as malas do hotel, para pegarmos na hora de ir para o aeroporto.

O dia estava bem nublado e frio. Fomos para a parte mais nova e moderna de Paris, La Défense. Onde fica o centro financeiro e empresarial globalizado da França.

Os prédios são modernos e de arquitetura arrojada. O Grande Arco de la Défense se destaca no complexo.

Quando saímos da estação de metrô demos de cara com a manifestação OccupyLaDefense, seguindo os passos da OccupyWallStreet. A diferença aqui é que a polícia não está permitindo ocupação nenhuma, apenas os protestos. Qualquer coisa que facilite a permanência de pessoas de forma mais comoda é sumariamente retirada pela Gendermerie. Vimos colchões, sofás e carrinhos de supermercado sendo retirados a força.

Do imponente Grande Arco de la Défense é possível ver o Arco do Triunfo bem a frente em linha reta. Mas com o dia cerrado, mal dava para ver o arco mais famoso.

Deixamos La Défense com destino a região da Ópera Garnier para algumas compras finais e depois seguimos para a Champs-Élysées para mais comprinhas.

Teve um detalhe que esqueci de contar. De manhã, antes de sairmos, Isabelle se atrapalhou com a máquina e comprou 20 bilhetes de metrô, em vez de 10. Como ela não gosta de desperdiçar nada, queria parar em quase toda estação próxima a algum ponto turístico para poder utilizar o máximo de bilhetes possível. Conseguimos usar 10 em um dia. Numa dessas paradas, passamos no Bois de Boulogne, um parque imenso. Infelizmente não deu tempo de passear no parque. Fica para a próxima.

Depois das Champs-Élysées, voltamos ao hotel, pegamos as malas e rumamos para o Aeroporto Charles de Gaulle. Fomos para a estação Denfert-Rochereau, para pegar o RER B para o aeroporto.

Quando entramos no RER até que estava tranquilo. Mas foi enchendo, enchendo, até ficar completamente lotado. Pense em um aperto! Depois que passamos da estação Gare-du-Nord, foi esvaziando gradativamente. Uma loucura pegar o RER na hora do rush.

Quando chegamos no CDG, já tinha 9 pessoas na fila do RIP, conosco, 11. Mas o pessoal da TAM foi extremamente atencioso, a todo momento informando o andamento e tranquilizando que todos iam embarcar. Havia duas opções, o voo das 20:00 para o Rio e das 20:20 para Guarulhos. Todo mundo embarcou no do Rio, só nós ficamos para o de SP.

Chegamos em Guarulhos às 5:15 da manhã hora de Brasília. Corremos para a fila do RIP e fomos atendidos de imediato, para o voo de 10:20 direto para Aracaju. Tranquilidade total, foi só matar o tempo.

Pois bem, este é o fim de mais uma viagem da dupla Fred e Belle. Belle é a companheira de viagem perfeita, topa qualquer parada sem reclamar, está sempre disposta e bem humorada.

Nos divertimos bastante e estamos já ansiosos para a próxima aventura :)


Comentário das fotos por Isabelle:

O Grande Arco

Prédios modernos em La Défense


Mano esquilo e Sr. Fofinho em uma só criatura!




A briga para o sofá ficar.
Ou era a galera brincando de montinho humano... não lembro



Vista do pátio embaixo do arco

Se desse para ver, seria o Arco do Triunfo. Mas não dá pra ver. Então é só névoa mesmo.


Le dedón

Eu no Le dedón também

Lateral do Arco (que é grande pra caramba!)

Um homem nu, cotoco e com meia cabeça. É moderno.






Um comentário:

Wesley Teixeira disse...

As viagens do Sr. Fofinho

http://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/viagens-para-bichinhos-de-pelucia/n1597216313959.html