sábado, 5 de novembro de 2011

Nono dia - Paris

Choveu bastante durante à noite, mas o dia amanheceu ótimo, fez até calor. Vimos nos jornais que é o outono mais quente dos últimos tempos.

O dia foi dedicado as visitas que não pude fazer ano passado, principalmente ao Museu D'Orsay, a Ópera Garnier e as Galerias Lafayette. Belle já conhecia estes locais na sua visita de 2009.

Belle esteve no Museu D'Orsay em 2009, mas estava em reforma e com exposição reduzida, ficou surpresa com todo o acervo disponível atualmente. O museu tem um grande acervo de Cezánne, Gaugin, Renior, Rodin, Monet, Manet e Van Gogh. Só de Van Gogh são 18 telas. As principais são o auto-retrato e o Dr. Gachet. Estava a maior movimentação no museu pois ia haver uma filmagem, algumas áreas estava isoladas.

Seguimos para a Ópera Garnier. Ano passado quando chegamos já estava fechada e em 2009 Belle não conseguiu ver o palco, pois estava acontecendo um ensaio. Hoje não havia impedimentos. Que prédio formidável, com certeza vale a visita.

Fomos então para as Galerias Lafayette. Eu não conhecia, ano passado era feriado quando passamos por lá e estava fechado. É um grande shopping, sem divisão entre as diversas lojas, muito semelhante a Harrods de Londres. Mas uma vez me diverti na seção de brinquedos.

Depois saímos perambulando sem destino até a Praça da República. Quando estávamos próximos da praça, percebi que estávamos sendo seguidos, avisei a Belle. Mudamos de direção e o sujeito continuava na nossa cola. Paramos e deixamos ele passar. Mudamos o rumo em direção ao rio e vimos o cara ainda umas três vezes. Na última, conversando com outro e apontando para a gente. Certamente eram pick-pockets, não tinha nada nos meus bolsos, iam se decepcionar :)

Nisso passamos por um ponto de prostituição de senhoras de meia idade, muitas mesmo. Vimos que já estávamos uma região meio estranha e resolvemos pegar uma vélib para voltar. Foi uma ótimo ideia, seguimos até a Place de la Condorde, com uma bela vista do rio. Depois seguimos para o Hotel lentamente, admirando a cidade e seu trânsito caótico. Foi uma bela pedalada, 8 km.

Deixamos as coisas no hotel e fomos jantar na Rue Daguerre, que fica perpendicular a do hotel e onde passamos todos os dias. Jantamos na Brasserie Péret. Pedi um Joelho de Porco, que estava ótimo. O engraçado é que estava com a camisa da Alemanha e quando ficamos tirando fotos, uns alemães que estavam na mesa ao lado ficaram rindo e apontando para o joelho e fazendo graça. Não sabem eles que um belo joelho de porco não é nada estranho para brasileiros :)

Amanhã não temos ideia do que faremos, vamos perambular pela cidade sem rumo.



Museu D'Orsay



Rio Sena e o Louvre do outro lado



Na ponte


Vista da ponte


A pequena Belle com as pernas de fora para a surpresa das parisienses



Louvre





Louvre


Louvre


Jardin des Tuileries



Ópera Garnier

















Galirias Lafayette






A única coisa barata que tem nas Galerias é o almoço :)



Fotos no mirante da galeria





Loja da Apple lotada!


Praça da República



Île de la Cité


A ciclista



O ciclista



O vinho, aqui você pode pedir qualquer vinho sem se preocupar



Queijo Saint Nectaire



O joelho, servido com lentilhas



Sobremesa no Amorino na mesma rua





2 comentários:

Anderson Rizada disse...

Rapaz, vc entrou numa apple store? Não me diga que foi só pra bater fotos ? uhauhauhauhauha

Wesley Teixeira disse...

Brasileiros 3 x 0 Les Gatunos de Paris