quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sexto Dia - Amsterdã

Saímos hoje por volta de 09:40. Não pegamos nenhum tipo de transporte. Tentamos conhecer o máximo de Amsterdã caminhando.

Ontem à noite choveu bastante e hoje de manhã quando saímos estava frio, nublado e com uma névoa densa sobre a cidade. Achamos que ia cair um pé d’água, mas para nossa sorte o dia foi clareando e no meio da tarde já estava fazendo o maior solzão.

Fomos caminhando do hotel até a Casa de Anne Frank. A visita é bem interessante, principalmente para quem leu “O Diário de Anne Frank”. A mobília dos cômodos do anexo foi retirada, a pedido de Otto Frank, pai de Anne. Em dois momentos da visita, eu fiquei emocionada: um vídeo com o depoimento de Hanneli, melhor amiga de Anne, quando ela diz que se Anne soubesse que o pai ainda estava vivo, teria uma razão para viver e teria suportado mais um pouco, já que a liberação dos presos do campo de concentração no qual Anne estava, ocorreu pouco tempo depois de ela morrer; e um vídeo com o depoimento de Otto, pai de Anne.

Seguimos de lá para a Dam, praça onde fica localizado o Palácio Real, o Madame Tussauds, o Monumento Nacional, dentre outros prédios. Não pudemos entrar no palácio, pois ele está sendo preparado para a entrega do Erasmus Prize 2011, que acontecerá no dia 9 de novembro.

Logo depois que passamos pela praça, vimos o movimento "Occupy" daqui de Amsterdã em frente ao Beurs van Berlage, antigo edifício da bolsa de Amsterdã. Pareceu muito menos relevante do que o de Londres. Na verdade, parecia mais Woodstock do que uma manifestação anti-capitalista organizada.

Continuamos caminhando pela cidade, em direção ao mercado das flores (que nessa época não tem flor nenhuma). No caminho vimos o templo chinês e mais prostitutas em exposição. Essas estavam numa parte mais escondida, curiosamente, defronte à porta da catedral.

De lá fomos caminhando até o Museu Histórico Judaico. No caminho, paramos para tomar um café no De Jaren que tem um terraço com uma bela vista para o canal. Aproveitamos para observar a limpeza do canal. Cada revirada no fundo, vinha um monte de bicicletas.

Quanto ao museu judaico, o interessante da visita para mim foi entrar na Sinagoga, já que eu não sabia como era. Aproveitei para assistir a alguns vídeos sobre rituais judaicos.

Continuamo a caminhada em direção ao De Gooyer, um tradicional moinho holandês construído em 1725. Passamos pelo zoológico, mas não entramos.

Começamos o caminho de volta depois da visita ao De Gooyer. Seguimos por uma avenida larga e avistamos prédios mais modernos. Paramos para tirar foto de um galeão do século XVII que é a principal atração do Museu Marítimo (Scheepvaartmuseum).

Finalmente chegamos à região onde fica a estação central. Passamos novamente pela Dam, comemos uma porção enorme de batata frita, passeamos no de Bijenkorf - a Harrods daqui - e depois fomos procurar um lugar para jantar. Paramos num restaurante tibetano bem simpático. A comida estava ótima. Esse foi o fim de linha de hoje.

Amsterdã é muito bonita. O que mais nos chamou nossa atenção, apesar de ser meio óbvio, foi a relação do amsterdamês com as bicicletas. Vimos muitas - muitíssimas - bicicletas estacionadas, bicicletas abandonadas, carrinhos de bebê acoplados em bicicletas, bicicleta coberta, bicicleta motorizada, gente de toda idade utilizando-a como meio de transporte. E descobrimos também que as bicicletas, quando não servem mais para nada, são deixadas "estacionadas" para sempre ou são jogadas no canal. E como não podia deixar de ser, quase fui atropelada por uma bicicleta :P

O hotel no qual estamos hospedados, como Fred já tinha dito, é muito bem localizado. Além disso o quarto é confortável, a internet é grátis e há uma máquina de café 24hs disponível para os hóspedes. Recomendo.

Amanhã o plano é conhecer o Rijksmuseum, o Van Gogh Museum e o Vondelpark. A caminhada vai ser longa e será um outro corte na cidade, assim como fizemos hoje. Andar aqui é muito agradável e como a cidade é pequena, dá pra conhecer a maioria dos pontos turísticos a pé. Mesmo sendo tão bom caminhar aqui, só para entrar no clima de Amsterdã, vamos ver se alugamos uma bicicleta amanhã.

That's all folks!


Névoa no início da manhã


Palácio Real


Monumento Nacional

Occupy Beurs van Berlage

Em Londres vimos pessoas discursando sobre as reivindicações do movimento, aqui a galera estava brincando de "siga o mestre"

Camisinhas divertidas :)

Cada parada em Amsterdã é uma cena perfeita para fotografia


Templos Chinês

:-O

Fred no Homomonument

Pente fino no canal. Bicicletas desovadas.


Sinagoga

Museu Judaico
Museu Judaico


Flamingos no zoo

No caminho para o De Gooyer
Here comes the sun tchu ru ru

Van Moinho




Galeão

Museu Marítimo - Scheepvaaaaaaaaaaaaaartmuseum




Estação Central ao fundo


Sopinha tibetana


Cordeiro tibetano (Dalai Lama não curtiu isto)

Tofu tibetano (Dalai Lama curtiu isto)

Mais basic do que chic, mas eu recomendo

Perdeu, preyboy

Van lichen

É nóis na fita
Propaganda dos Lençóis Maranhenses

É nóis na parada do ônibus
Propaganda de Foz do Iguaçu

8 comentários:

Wesley Teixeira disse...

Saudade de Amsterdã....do bolinho...

Wesley Teixeira disse...

Von Gatuno deixou só a roda da bike :oD

O link do youtube :D :D :D

Belle disse...

Obrigada por rir das minhas piadinhas, amiguinho Wesley (hug).

Anônimo disse...

Cuidado para n ficar com hematomas...bicicletas européias são perigosas!
ah....esqueci de comentar q os parques estão lindos no outono!
Roberta

Anônimo disse...

Ri com o vídeo do youtube kkkkkkkk. Falta vc, Belle, fazer um momento assim!
Me tirem uma dúvida que me atormenta. Eu sei que é piada interna, mas o que é que têm esse bolinhos de Amsterdam???? Qual a história deles?
Tiraram fotos das profissionais de Amsterdam? kkkkk

Geraldo

Anônimo disse...

Geraldo,

Sao bolinhos de maconha ou haxixe que sao vendidos nas cofee shops.

Belle tentou tirar durante o dia, nas tomou um grito enorme :D NO PHOTOSSSSSSSSSSS, IDIOTTTTTTTTTT!

Fernanda anita disse...

Adorei a foto sua com os chocolates
kkkkkkkkkkkkk
Linda demais a cidade

Anônimo disse...

"NO PHOTOSSSSSSSSSSS, IDIOTTTTTTTTTT!" ---> Valeu pela Tentativa! kkkkkkkk. Devem valer a pena, né?

Eu não sabia que comer haxixe e/ou maconha tb dava "efeito". Suspeitei desde o princípio... hehehe

Geraldo