Ontem à noite choveu bastante e hoje de manhã quando saímos estava frio, nublado e com uma névoa densa sobre a cidade. Achamos que ia cair um pé d’água, mas para nossa sorte o dia foi clareando e no meio da tarde já estava fazendo o maior solzão.
Fomos caminhando do hotel até a Casa de Anne Frank. A visita é bem interessante, principalmente para quem leu “O Diário de Anne Frank”. A mobília dos cômodos do anexo foi retirada, a pedido de Otto Frank, pai de Anne. Em dois momentos da visita, eu fiquei emocionada: um vídeo com o depoimento de Hanneli, melhor amiga de Anne, quando ela diz que se Anne soubesse que o pai ainda estava vivo, teria uma razão para viver e teria suportado mais um pouco, já que a liberação dos presos do campo de concentração no qual Anne estava, ocorreu pouco tempo depois de ela morrer; e um vídeo com o depoimento de Otto, pai de Anne.
Seguimos de lá para a Dam, praça onde fica localizado o Palácio Real, o Madame Tussauds, o Monumento Nacional, dentre outros prédios. Não pudemos entrar no palácio, pois ele está sendo preparado para a entrega do Erasmus Prize 2011, que acontecerá no dia 9 de novembro.
Logo depois que passamos pela praça, vimos o movimento "Occupy" daqui de Amsterdã em frente ao Beurs van Berlage, antigo edifício da bolsa de Amsterdã. Pareceu muito menos relevante do que o de Londres. Na verdade, parecia mais Woodstock do que uma manifestação anti-capitalista organizada.
Continuamos caminhando pela cidade, em direção ao mercado das flores (que nessa época não tem flor nenhuma). No caminho vimos o templo chinês e mais prostitutas em exposição. Essas estavam numa parte mais escondida, curiosamente, defronte à porta da catedral.
De lá fomos caminhando até o Museu Histórico Judaico. No caminho, paramos para tomar um café no De Jaren que tem um terraço com uma bela vista para o canal. Aproveitamos para observar a limpeza do canal. Cada revirada no fundo, vinha um monte de bicicletas.
Quanto ao museu judaico, o interessante da visita para mim foi entrar na Sinagoga, já que eu não sabia como era. Aproveitei para assistir a alguns vídeos sobre rituais judaicos.
Continuamo a caminhada em direção ao De Gooyer, um tradicional moinho holandês construído em 1725. Passamos pelo zoológico, mas não entramos.
Começamos o caminho de volta depois da visita ao De Gooyer. Seguimos por uma avenida larga e avistamos prédios mais modernos. Paramos para tirar foto de um galeão do século XVII que é a principal atração do Museu Marítimo (Scheepvaartmuseum).
Finalmente chegamos à região onde fica a estação central. Passamos novamente pela Dam, comemos uma porção enorme de batata frita, passeamos no de Bijenkorf - a Harrods daqui - e depois fomos procurar um lugar para jantar. Paramos num restaurante tibetano bem simpático. A comida estava ótima. Esse foi o fim de linha de hoje.
Amsterdã é muito bonita. O que mais nos chamou nossa atenção, apesar de ser meio óbvio, foi a relação do amsterdamês com as bicicletas. Vimos muitas - muitíssimas - bicicletas estacionadas, bicicletas abandonadas, carrinhos de bebê acoplados em bicicletas, bicicleta coberta, bicicleta motorizada, gente de toda idade utilizando-a como meio de transporte. E descobrimos também que as bicicletas, quando não servem mais para nada, são deixadas "estacionadas" para sempre ou são jogadas no canal. E como não podia deixar de ser, quase fui atropelada por uma bicicleta :P
O hotel no qual estamos hospedados, como Fred já tinha dito, é muito bem localizado. Além disso o quarto é confortável, a internet é grátis e há uma máquina de café 24hs disponível para os hóspedes. Recomendo.
Amanhã o plano é conhecer o Rijksmuseum, o Van Gogh Museum e o Vondelpark. A caminhada vai ser longa e será um outro corte na cidade, assim como fizemos hoje. Andar aqui é muito agradável e como a cidade é pequena, dá pra conhecer a maioria dos pontos turísticos a pé. Mesmo sendo tão bom caminhar aqui, só para entrar no clima de Amsterdã, vamos ver se alugamos uma bicicleta amanhã.
That's all folks!
8 comentários:
Saudade de Amsterdã....do bolinho...
Von Gatuno deixou só a roda da bike :oD
O link do youtube :D :D :D
Obrigada por rir das minhas piadinhas, amiguinho Wesley (hug).
Cuidado para n ficar com hematomas...bicicletas européias são perigosas!
ah....esqueci de comentar q os parques estão lindos no outono!
Roberta
Ri com o vídeo do youtube kkkkkkkk. Falta vc, Belle, fazer um momento assim!
Me tirem uma dúvida que me atormenta. Eu sei que é piada interna, mas o que é que têm esse bolinhos de Amsterdam???? Qual a história deles?
Tiraram fotos das profissionais de Amsterdam? kkkkk
Geraldo
Geraldo,
Sao bolinhos de maconha ou haxixe que sao vendidos nas cofee shops.
Belle tentou tirar durante o dia, nas tomou um grito enorme :D NO PHOTOSSSSSSSSSSS, IDIOTTTTTTTTTT!
Adorei a foto sua com os chocolates
kkkkkkkkkkkkk
Linda demais a cidade
"NO PHOTOSSSSSSSSSSS, IDIOTTTTTTTTTT!" ---> Valeu pela Tentativa! kkkkkkkk. Devem valer a pena, né?
Eu não sabia que comer haxixe e/ou maconha tb dava "efeito". Suspeitei desde o princípio... hehehe
Geraldo
Postar um comentário