quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Madrid - Dia 12


Hoje começamos pelo Museu do Prado. O museu não é tão grande, e isso, na minha opinião é um ponto positivo. Conseguimos ver o museu todo, o que seria impossível no Louvre, por exemplo. O objetivo maior ao visitar esse museu é ver arte espanhola, muito embora haja pinturas e esculturas de outros países.

Infelizmente não é permitido tirar fotos dentro do museu. Mesmo assim, Fred conseguiu tirar uma de La Maja Vestida, de Goya. Na hora que ele ia tirar da nua, pegaram-no no flagra.

Para Fred, a visita ao Prado foi mais marcante ainda. O pai dele esteve aqui em 1986 e comprou várias réplicas de pinturas de Goya e Velázquez. Como Fred cresceu com essas réplicas espalhadas pela casa, ver as originais foi muito especial.

Compramos uma réplica de Las Meninas de Velázquez para colocar ao lado da versão de Picasso que compramos no museu em Barcelona.

Ao sair do museu, fomos caminhando até o Parque del Retiro, que fica bem próximo. O parque é enorme e bem agradável. Lá há um lago grande (o Estanque), várias fontes, outros lagos menores e o Palácio de Cristal e o de Velázquez, que abrigam exposições.

Descansamos um bocado por lá e depois fomos ver a Puerta de Alcalá. Em seguida, pegamos o metrô e fomos conhecer a estação ferroviária de Atocha. Essa estação foi um dos alvos dos ataques terroristas de 2004 praticados pela Al Qaeda, nos quais morreram quase 200 pessoas. Percebemos a presença ostensiva de seguranças, bem como um sistema minucioso de controle de bagagens. O interessante dessa estação, além de o prédio ser bonito, é o jardim tropical que fica no meio dela.

Depois voltamos para o hotel para descansar.

No caminho de volta, passamos pelo centro da Plaza Mayor e percebemos uma movimentação de torcedores do Real Murcia. Ao chegar no hotel, Fred pesquisou e descobriu que dentro de poucas horas, haveria o jogo Real Madrid x Real Murcia. Decidimos arriscar e ir. Não é todo dia que se pode ver o time de Casillas, Özil, Higuaín, Xabi Alonso, Di Maria, Cristiano Ronaldo, dentre outras estrelas, em campo.

Pegamos o metrô umas 18:15 e as estações já estavam bem movimentadas. Mesmo que não tivéssemos o mapa do metrô, ainda assim chegaríamos ao Santiago Bernabéu. Só precisaríamos seguir os torcedores.

Em frente ao estádio havia uma multidão. Logo de cara percebemos que as taquillas (bilheterias) estavam fechadas. Perguntei a um ambulante se ainda estavam sendo vendidos os bilhetes, e ele disse que não. Não nos convecemos e perguntamos mais adiante se ainda havia bilheteria aberta. Um senhor informou que havia algumas do outro lado do estádio. Lá chegando, nos deparamos com uma fila enorme que estava completamente parada. Entramos na fila e esperamos ver no que dava, mesmo conscientes de que a hora do jogo se aproximava. Nem adiantava apelar pra cambista, porque não havia.

Vocês vão achar que o que eu vou contar daqui pra frente é invenção, mas mesmo assim eu vou contar.

Quando estávamos na fila quilométrica aguardando, percebemos que um senhor abordou um homem que estava na fila ao lado e falou algo. Parecia que queria oferecer ingressos. Depois o senhor se afastou e algum tempo depois um homem fardado entregou um envelope ao cara da fila. Nós olhávamos tudo com curiosidade. Quando o cara abriu o envelope, havia três ingressos. Ele nos olhou e perguntou se só estávamos nós dois juntos. Respondemos que sim. Ele se aproximou e explicou que o homem fardado entregou três ingressos a ele e ele só precisava de um. Ele disse que não sabia se eram verdadeiros, mas mesmo assim pegamos os ingressos e saímos sem acreditar no que acabara de ocorrer.

O detalhe é que o meu ingresso e o de Fred eram para áreas totalmente opostas do estádio. Mas não importava. Cada um seguiu seu rumo.

Fred ficou numa parte bem alta do estádio. Já o meu assento era numa área bem próxima ao campo, logo atrás do gol. Fiquei extasiada quando subi as escadas do estádio e vi onde eu sentaria (de graça!).

Tirei uma trezentas mil fotos de Casillas (e de Cristiano Ronaldo, Di Maria, etc.) e fiz uns duzentos mil vídeos pra mostrar a meu irmão.

Foi sensacional. 5 x 1 para o Real Madrid, dois pênaltis - um pra cada lado -, expulsão de José Mourinho... O jogo foi bem movimentado. Apesar da lavada, a torcida do Real Murcia é bem animada. A do Real não é tanto. Em um jogo do Flamengo no Maracanã, a torcida canta muito mais.

Eu tava tão perto, tão perto do campo, que num chute pra fora, a bola caiu no cara ao meu lado.

Depois eu e Fred nos encontramos no ponto que tínhamos combinado, jantamos no Tony Ramos, aliás, Roma's, e voltamos pro hotel.

Até agora eu não acredito que vimos um jogo do Real Madrid de graça....

A viagem está acabando, amiguinhos. Sexta-feira partimos!

Amanhã, museu Thyssen-Bornemisza, Reina Sofia, dentre outras coisas.



La Maja Vestida

Museo do Prado


Real Academia Española (fica ao lado do museu)


Parque del Retiro


Brócolis gigante

Lago (Estanque) do parque


Palácio de Velázquez


Palácio de Cristal




Puerta de Alcalá

Atocha

Plaza Mayor


Plaza Mayor

Fila na bilheteria antes de sermos agraciados

Perspectiva de Fred


Minha perspectiva

Casillas...

...em ação


Lotado



Cristiano Ronaldo, o firulento



A setinha vermelha (abaixo do placar) indica onde Fred estava :P

Na saída do estádio



7 comentários:

dssilva disse...

Caramba, que fantástico essa parada do jogo! Isso que eu chamo de sorte. Fred tá catando fotos de todos quadros lá da casa de nossos pais hein?! Só falta aquela da sala, que uma da mesa de jantar servida.

maugentil disse...

Sensacional!!
Taí o que EU queria :)

Fred disse...

Dan,

Inacreditável essa do jogo, eu fiquei sem acreditar no que estava acontecendo :D

Aquela natureza morta de Clara Peeters da sala é da coleção do Museu do Prado, mas não está em exibição :(

http://bit.ly/axHpWn

Falta a virgem da sala também :)

Wesley Teixeira disse...

Massa! :)

Danilo Hawila disse...

Que inveja :P

cLaudia disse...

puxa uma sorte dessa hein!!! genial...que tenham uma boa viagem de volta pra casa sim crianças :) Deus acompanhe! O Tutu manda beijos..e disse que ta com saudades de vcs..ele achou lindas as fotos.

Anônimo disse...

Cristiano Ronaldo é TUDO de bom!!!!!