sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Barcelona - Dia 7


Fiquei encantado com Barcelona. Cidade costeira, com cheiro de mar. Mas é uma cidade moderna, com amplas avenidas e calçadões. Uma bela marina, cheia de veleiros. Gostei demais.

Há dois grande eventos na cidade. Um congresso europeu de turismo e hotelaria, e mais uma feira náutica que começa amanhã. Isso explica os grandes iates no porto. Há uma grande área de exposições sendo montada na marina.

Hoje partimos de metro para Plaza Espanya. Estava a maior confusão, o centro de convenções é logo em frente à praça. Estava tudo interditado, tivemos que contornar o centro de convenções para chegar ao Pueblo Español e ao Museu Nacional de Arte da Cataluña.

O Pueblo Español é a recriação fidedigna de uma vila espanhola medieval. Cheio de ruelas e jardins, além de muitas lojas de artes. Chegamos pensando tratar-se de um lugar original preservado, quando descobrimos que foi recriado, perdeu um pouco o encanto.

Seguimos para o Museu. É uma região alta, cheia de subidas e escadas. Cada vez que vejo uma escada, me desespero.

No sopé do museu estão as famosas Fontes de Montejuic, que mal vimos pois estão em reforma. O museu fica bem no alto, sorte que tem uma série de escadas rolantes :)

A coleção do museu é expressiva, muito interessante. Há obras de Picasso, Salvador Dalí, El Greco, Velázquez... Além do uma exposição temporária de jóias e outra do Museu Thyssen-Bornemisza de Madrid. Vejam nesse link as obras mais expressivas.

Ficamos impressionados com o prédio, nos questionando o que teria sido antes de abrigar o museu. Descobrimos agora, no wikipedia que o prédio é recente, foi construído em 1990. Esses catalães são bons em construir prédios que parecem antigos.

Em Barcelona tudo é bem mais barato do que em Paris. Uma simples garrafa de água mineral que chega a custa 4 euros em Paris, aqui encontramos por 60 centavos.

Saindo do museu, caminhamos até ao complexo das Olimpíadas de 1992. Estádio, ginásio e piscinas. Impressionante o complexo, grandiosamente construído. O estádio também parece uma construção antiga. Além da beleza do local, ainda há uma bela vista do mediterrâneo e do parque de Montjuic que o circunda. Tudo isso em uma região bem alta, que também proporciona uma bela vista da cidade.

Próxima parada, Fundação Joan Miró. Um prédio moderno, que abriga um grande acervo do artista. Estava cheio de visitantes. Sem dúvida é um personagem complexo. Suas obras dividem-se entre pinturas, tapetes, esculturas e montagens. Suas pinturas na fase final de sua vida, realmente são de difícil compreensão. Mas há peças impressionantes, principalmente de sua fase realista. Só lembrava da expressão de Vivas no Malba, na nossa viagem à Argentina em 2006. Vivas, você visitou a Fundação Miró? :)

Descendo o monte, seguimos para Miramar, um mirante para a cidade, marina e o porto. Fantástica a vista. Pegamos um teleférico que passa sobre a marina e nos levou até o bairro de Barceloneta.

Vimos a praia pela primeira vez. A areia bem mais grossa e a água gélida! Belle teve a coragem de ir molhar os pés no mediterrâneo. Vimos ha uns malucos tomando banho, mesmo com os 16°C.

Seguimos caminhando pelo calçadão beirando a praia ao longo de Barceloneta. A praia mais a frente estava cheia de turistas na areia, mas bem agasalhados, apenas conversando e bebendo em grupos. A temperatura foi caindo, junto com o sol e começamos a sentir frio. Passamos para a avenida por trás da costeira, já no caminho de volta.

Fiz um caminho para chegarmos ao mesmo ponto onde jantamos ontem. Escolhemos o restaurante vizinho ao de ontem. Mesmo preço, outra Paella, só mudamos a entrada :)

Voltamos vagarosamente, jiboiando o jantar, margeando a marina. Subimos a Rambla, sempre fervilhando de gente de volta ao hostal.

Caminhamos muito hoje, acho que batemos o record. O corpo já se acostumou as grandes caminhadas diárias, nem reclama mais.

Amanhã o Papa Bento XVI estará aqui em Barcelona. Tentaremos visitar a Sagrada Família amanhã, pois no domingo o Papa realizará uma missa lá.

Outras programações para amanhã incluem o Museu Picasso e o Museu de História Naval.



Um elefante incomoda muito gente... Dois elefantes, incomodam, incomodam muito mais (chuckle)

Na subida para o Pueblo Español


Entrada do Pueblo Español

Pueblo Español

Museu Nacional de Arte da Catalunha
Em frente ao museu, as fontes mágicas de Montjuic desativadas
Estádio Olímpico

Complexo olimpico

Pira olímpica
Dentro do estádio

Fundación Joan Miró
Chegando em Miramar
Miramar
Vista do teleférico






Barceloneta


Olhem o tamanho dos bikinis!

Pé gordo :)



Um comentário:

Meirivone disse...

estou adorando os posts! Barcelona é d+! Paella + Crema Catalana. Já foram no marcado das ramblas - la boqueria? É ótimo tb! Bjs!!!!!